Nutrição

Alimentação – Mitos e verdade

Mas afinal em que é que devemos acreditar? Muitos dos mitos já existem desde o tempo dos nossos avós e por isso acabam por se tornar verdades inquestionáveis. Mas nem sempre é a assim! Para uma alimentação saudável, sem medo e peso na consciência, vamos desvendar alguns dos principais mitos e verdades sobre a alimentação.

 

Quando estamos acompanhados comemos mais – Verdade

Se estivermos na companhia de outra pessoa à mesa, comemos 35% mais do que normalmente comeríamos se estivéssemos sozinhos. Se estivermos com um grupo com mais de 5 pessoas, esse valor duplica.

 

O chá verde (descafeinado) emagrece – Verdade

As catequinas, presentes no chá verde, estão associadas à redução de gordura abdominal, uma das formas mais perigosas de obesidade e aceleram o metabolismo.

 

Comer hidratos de carbono à noite engorda mais – Mito

O valor calórico dos hidratos de carbono não varia ao longo do dia. O que acontece é que muitas pessoas, principalmente as que comem pouco durante o dia, têm vidas sedentárias e stressadas, concentram a sua ingestão calórica à noite, quando é mais difícil controlar o comportamento alimentar.

 

Comer banana reduz as cãibras – Verdade

A banana é rica em potássio e pode contribuir para o desaparecimento de cãibras (que podem ser devidas a falta de cálcio, pela produção de ácido láctico, quando se faz força muscular ou pela falta de potássio).

 

Podemos ingerir sem limite alimentos light ou sem calorias – Mito

O único alimento isento de calorias é a água. Todos os outros têm valor energético, mesmo que muito reduzido. O facto de alguns produtos alegarem um teor reduzido, ou mesmo zero por cento, em gorduras ou açucares não significa que não apresentem calorias, pois certamente foi-lhes adicionado um ou mais ingredientes substitutos para conferir ao produto sabor, cremosidade e textura semelhantes.

 

Ao emagrecer o estômago diminui e passamos a comer menos – Mito

O que acontece é que o estômago é um músculo e fica “moldado” com a quantidade de alimentos que ingerimos. Além disso, podemos ingerir alimentos mais saciantes (cereais integrais, fruta com casca, legumes crus).

 

Beber líquidos durante a refeição engorda? – Depende

É uma questão um pouco polémica. Por um lado, quando bebemos água durante a refeição, esta limpa as papilas gustativas que auxiliam no controlo da saciedade) por isso irá demorar mais tempo a informação ao cérebro, que indica que estará satisfeito, por outro lado os líquidos à refeição atrasam o processo digestivo. O recomendável para que não ocorra aumento de peso é ingerir líquido no início da refeição (pequenas quantidades) e só 30 minutos depois.

 

Deve-se comer antes de se sentir fome – Verdade

Se fizermos uma alimentação equilibrada, com muita qualidade, pouca quantidade e com refeições intercalares, não iremos chegar ao ponto de estar cheio de fome.
O ideal é ingerir alimento várias vezes ao dia, pouco de cada vez. Desta forma aumenta-se o metabolismo, favorecendo o emagrecimento ou a manutenção do peso, e fornece-se um porte energético constante ao organismo. Quando se tem muita fome, há a tendência para ingerir alimentos de energia rápida, como os açúcares e gorduras.

 

 

 

CONTACTE-NOS

 

Antes da descoberta dos anestésicos, os procedimentos odontológicos eram motivo de grande sofrimento para os pacientes. Desde então, a Medicina dentária tem tido muitos avanços tecnológicos.

Contactos