Os tratamentos de prótese fixa consistem na reabilitação oral com recurso a elementos cerâmicos, confeccionados em laboratório, que podem ser suportados por dentes ou implantes. A cerâmica é um material altamente resistente, que nos permite alcançar excelentes resultados estéticos e funcionais.
– Coroas Cerâmicas – Quando os dentes apresentam perdas de estrutura significativas, causadas por fracturas, cáries extensas ou bruxismo, podem ser reforçados com coroas cerâmicas. As coroas recobrem todas as faces do dente a reabilitar, e são totalmente personalizadas, em termos de cor, anatomia e adaptação, de forma a proporcionar ao paciente o resultado mais natural possível.
– Pontes Cerâmicas – As pontes dentárias são estruturas de 3 ou mais elementos que visam colmatar uma ausência dentária. Implicam o preparo dos dentes adjacentes à zona edêntula, que funcionam como retentores da ponte. O resultado é uma estrutura de várias coroas unidas, em que o dente ausente surge como elemento suspenso. Este tipo de tratamento é uma alternativa à reabilitação com implantes dentários, em casos em que esta não seja possível.
– Facetas cerâmicas – As facetas consistem num fino revestimento cerâmico que é cimentado na parte da frente do dente. Implicam um desgaste dentário mínimo, e permitem uniformizar a cor e formato dos dentes, bem como encerrar pequenos diastemas, proporcionando ao paciente um sorriso mais harmonioso.
Colocação de espigão radicular, se necessário, e talhe (preparo) dos dentes a reabilitar
Selecção de cor, impressões e registo oclusal ou scaneamento digital das arcadas dentárias
Colocação de coroa/ponte/faceta provisória
Cimentação de coroa definitiva