Saúde Oral

Os Seis Principais erros a lavar os dentes

Lavar corretamente os dentes é fundamental para uma saúde oral exemplar. No entanto, por escovarmos os dentes diariamente fazemo-lo mecanicamente, assim sendo podemos estar a cometer um ou mais erros na lavagem apropriada dos dentes.

 

 

Não lavar os dentes 2-3 vezes por dia

Um dos erros mais comuns na lavagem dos dentes está relacionado com a frequência com que se faz, o ideal é lavar os dentes 3 vezes por dia, ou seja, no final de cada uma das principais refeições. Mas, o aceitável são, pelo menos, 2 vezes por dia, uma vez que a maioria das pessoas passa grande parte do dia fora de casa e não tem como fazer essa terceira lavagem de dentes.

 

Exagerar na pasta de dentes

É um erro pensar que quanto mais pasta de dentes utilizar mais limpos, brilhantes e brancos ficarão os dentes. Na realidade, menos é mais no que toca à quantidade de pasta de dentes que deve ser usada em cada lavagem: os adultos necessitam apenas de uma quantidade que se assemelha a uma ervilha e as crianças precisam apenas de metade dessa quantidade.

 

Escovar com muita força

Escovar os dentes com muita força não significa que os dentes vão ficar mais bem lavados, uito pelo contrário, a força excessiva na hora de lavar os dentes pode lesionar e comprometer a saúde das gengivas, soltar os dentes e contribuir para a sensibilidade dentária.

 

Esquecer de escovar os recantos

Um dos erros mais comuns na lavagem dos dentes tem a ver com o facto de muitas vezes apenas lavar o exterior dos dentes! Para conseguir uma lavagem a 100%, é fundamental dedicar tempo a cada recanto da boca, as superfícies exteriores e superiores dos dentes, a zona plana e os recantos que se situam no fundo da boca, sem esquecer, a língua e o céu-da-boca.

 

Escovar com movimentos incorretos

Quando lavamos os dentes, a tendência é movimentar a escova de dentes para trás e para a frente, no entanto, esta não é a forma correta de o fazer. Os movimentos devem ser circulares e concentrados em pequenas áreas de cada vez. Para além disso, quando escovar junto às gengivas, deve manter a escova de dentes num ângulo de 45º e escovar na direção oposta às gengivas.

 

Não lavar os dentes o tempo suficiente

Uma lavagem de dentes correta e eficaz requer uma duração de pelo menos 2 minutos. À primeira vista, pode pensar que está a cumprir esse requisito porque tem a noção de que lava os dentes durante muito tempo, no entanto, 2 minutos é muito tempo! Faça a experiência: da próxima vez que lavar os dentes cronometre-se do princípio ao fim… pode ficar surpreendido com o resultado! Se for inferior ao tempo recomendado, coloque um cronómetro de cozinha na casa de banho ou então utilize o telemóvel para assegurar que dedica o tempo recomendado à lavagem dos dentes.

CONTACTE-NOS

Antes da descoberta dos anestésicos, os procedimentos odontológicos eram motivo de grande sofrimento para os pacientes. Desde então, a Medicina dentária tem tido muitos avanços tecnológicos.

Contactos