Bem-Estar, Saúde Oral

Os famosos dentes do siso

Devido ao seu volume, os sisos necessitam de bastante espaço para erupcionar. Desta forma, é necessário esperar pelo desenvolvimento da estrutura óssea, que ocorre normalmente após os 12 anos de idade, que garantirá o espaço para o siso. É necessário esperar pelo desenvolvimento da arcada, que ocorre numa idade em que todos os outros dentes, normalmente, já erupcionaram.

 

A sua correcta erupção depende fundamentalmente de dois fatores:

Um correcto posicionamento do gérmen dentário e um adequado desenvolvimento e crescimento da arcada dentária, permitindo a criação do espaço necessário para que tal aconteça. Não são raras vezes, que os dentes do siso ficam retidos ou inclusos no interior do osso. Nesses casos, poderão nunca erupcionar ou erupcionar anos mais tarde, normalmente após a extracção de dentes que estão situados anteriormente na arcada dentária.

 

Quando é necessário extrair os dentes do siso?

Esta é uma questão que só poderá ser avaliada pelo dentista. São diversas as vezes, talvez a maioria, em que o siso fica incluso ou erupciona mal posicionado, podendo levar ao aparecimento de uma série de sintomas. Nestes casos, poderá ser necessário a sua extracção. Por outro lado, estes dentes apresentam uma anatomia muito variável e localizam-se muitas vezes numa posição de difícil acesso. Por estas razões e, porque na maior parte das vezes, os sisos não são necessários para uma mastigação eficaz, quando se desenvolvem cáries extensas nestes dentes, o dentista poderá optar pela sua extracção. Nem os sisos, nem os doentes são todos iguais, cada caso deverá ser criteriosamente avaliado de forma independente.

CONTACTE-NOS

 

Antes da descoberta dos anestésicos, os procedimentos odontológicos eram motivo de grande sofrimento para os pacientes. Desde então, a Medicina dentária tem tido muitos avanços tecnológicos.

Contactos