Psicologia
Hiperatividade infantil também se manifesta na idade adulta
Psicoterapia é uma ajuda preciosa. O tratamento farmacológico também pode ser complementado com outras terapêuticas. No sentido de ajudar o indivíduo a reestruturar-se e a ter a capacidade de escolha, poderá haver a necessidade de se fazer uma psicoterapia psicopedagógica, para explicar o que é a perturbação, como é que se manifesta, por que razão acontece, a actuação do fármaco e o que eventualmente sentirá como respostas quando toma, ou não, o medicamento.
Poderá, ainda, ser necessário fazer outro tipo de intervenção, isto porque na perturbação de hiperactividade com défice de atenção em, pelo menos, dois terços dos doentes existem outras perturbações associadas, sendo as mais frequentes as perturbações do humor (depressão ou doença bipolar) e as perturbações de ansiedade, frequentemente associadas a consumos de substâncias (álcool, haxixe ou cocaína).
Nestes casos, o tratamento é feito consoante a forma como cada uma das situações interfere com a vida do doente. Ou seja, se a depressão for profunda, o médico irá tratar em primeiro lugar esta patologia. Contudo, se se tratar de uma depressão reactiva, isto é, se o indivíduo fica deprimido porque não consegue fazer nada, o facto de começar a conseguir – porque a hiperactividade com défice de atenção foi tratada – permite que reaja e se sinta melhor.
CONTACTE-NOS