Bem-Estar, Estética, Saúde Oral

Erosão Ácida – O que é e os seus sinais

Como se costuma dizer, “nós somos o que comemos”. Fazermos uma alimentação certa é uma das coisas mais importantes para a nossa saúde e para a saúde dos nossos dentes. O consumo de alimentos demasiado ácidos pode provocar o desgaste do esmalte (camada que cobre externamente os dentes) e expor a dentina, que se encontra por baixo do esmalte.

 

O que é a erosão dentária?

A erosão dentária acorre quando o esmalte se desgasta ou fica reduzido pela ação dos ácidos. Existem dois tipos de erosão dentária:

 

Erosão extrínseca

Ocorre quando os ácidos da alimentação (por exemplo, consumo de açúcar, refrigerantes, sucos de fruta) contribuem para tornar a boca muito ácida, levando a este tipo de erosão.

 

Erosão intrínseca

É causada por ácido gástrico ou regurgitação decorrente de problemas médicos ou psicológicos (por exemplo, refluxo ácido, anorexia, bulimia).

 

Sinais da erosão dentária

Quando o esmalte do dente desgasta-se, podem ocorrer vários problemas:
  • Descoloração dos dentes. A dentina é amarela, e ao ficar exposta nota-se uma descoloração;
  • Sensibilidade dentinária, porque o esmalte gasto expõem a dentina, que é mais porosa do que o esmalte, tornando-a mais sensível ao toque, ao ar, à força da mordida e à exposição ao ácido;
  • Pontas dos dentes frontais com aparência transparente.

 

Se sofre deste problema dentário, contacte-nos 218 438 920.

 

CONTACTE-NOS

 

Antes da descoberta dos anestésicos, os procedimentos odontológicos eram motivo de grande sofrimento para os pacientes. Desde então, a Medicina dentária tem tido muitos avanços tecnológicos.

Contactos